Escolha correta da Impressora para produção da matriz térmica (MTP-01)

Impressora para Matriz Térmica (MTP-01)

 

Muitas vezes os nossos clientes têm dúvidas na hora de comprar uma impressora térmica para a impressão de suas matrizes descartáveis. As mais comuns são: resolução de impressão e modos de impressão.

Existem dois modos de impressão utilizados nas impressoras térmicas: o método de impressão Térmico Direto e o método de impressão por Transferência Térmica.

 

Térmico Direto

O modo correto é Térmico Direto, como o próprio nome diz, é o método no qual a impressora não utiliza o ribbon, ou seja, a cabeça de impressão aquece diretamente no nosso papel térmico MTP-01.

Quanto a resolução, a maioria dos modelos de entrada de impressoras térmicas possuem resolução de 203dpi (ou seja, 203 pontos por polegada). Embora essa resolução não seja muito alta ela é suficiente para quase todas as aplicações. Atualmente, a melhor opção com 203dpi é a Epson TM-T20X.

É preciso levar em consideração que os modelos de 300 ou 600dpi são bastante caros, e geralmente só estão disponíveis para impressoras de porte industrial. Apenas para efeito de comparação, a matriz  “verde” (stencil) tem 1200dpi.

 

Quando usar impressora de alta resolução?

Em geral, uma impressora de alta resolução só é necessária quando:

  • O design é prioridade para sua empresa, não pode haver serrilhado na marca ou texto.
  • Sua gravação utiliza textos muito pequenos.

 

Cuidados com a impressão de 203dpi

Alguns cuidados para melhorar a qualidade na impressão de 203dpi

  • Evite usar símbolos e logotipos com muitas curvas, e em tamanhos pequenos, que eles podem se tornar ilegíveis.
  • Evite utilizar fontes muito curvas no seu layout. Recomendamos usar as fontes nativas da impressora, que geralmente são mais quadradas e permitem uma legibilidade maior.
  • Evite usar texto em tamanho pequeno na impressão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×