Benefícios práticos da marcação eletrolítica e do condicionamento

Apontamos 3 benefícios da gravação eletroquímica em relação a outros tipos de marcação:

1. Acessibilidade e custo

Os custos associados à compra e manutenção de equipamentos provavelmente estão no topo da lista ao considerar diferentes métodos de marcação, e com razão. Durante muito tempo, mesmo as tarefas mais simples exigiam o uso de equipamentos caros e complexos.

Ao contrário da aquisição de máquinas a laser, a compra de equipamentos eletroquímicos é considerada um investimento baixo. As despesas recorrentes também são mínimas, pois geralmente incluem apenas os líquidos gravadores e matrizes.

Os resultados obtidos utilizando este método não são de modo algum inferiores aos resultados obtidos através de outros métodos. Exatamente o oposto, eles geralmente os superam em termos de qualidade e consistência.

A marcação eletrolítica é um processo manual e, portanto, não é adaptada para produção automatizada que requer o uso de equipamentos extremamente caros. É mais adequado para uma maneira mais flexível de trabalhar.

O método é, portanto, ideal para amadores, não apenas profissionais da indústria. Escultores, cuteleiros e outros artesãos podem agora marcar o seu trabalho sem investir em máquinas caras e lutando com soluções DIY ineficazes. Tudo isso sem sacrificar a qualidade de saída.

Oportunidade e custos de treinamento são outro fator importante a considerar. Ou seja, sistemas mais complexos são mais difíceis de operar, portanto, você deve contar também com o custo de educar o pessoal. Com sistemas de marcação eletroquímica, isso não é necessário

2. simplicidade de processo e facilidade de uso

Além de uma fraca corrente elétrica e ácidos não perigosos, a marcação é feita com matrizes reutilizáveis. Antes de começar a marcar, é importante que a superfície do metal seja limpa de graxa e outras impurezas para que você não encontre complicações durante o trabalho. O próximo passo envolve dispensar o líquido apropriado e colocar o estêncil na posição desejada. Diferentes superfícies de metal requerem o uso de fluidos de marcação adequados e especialmente desenvolvidos para obter resultados ideais. Com o estêncil no lugar, podemos começar a usar a cabeça de marcação para aplicar pressão e conduzir eletricidade para a peça de trabalho. Quando isso estiver concluído, a única coisa que resta é neutralizar adequadamente a superfície, para que a neutralidade de pH seja restaurada. O processo é incrivelmente simples, até mesmo principiantes absolutos podem rapidamente dominar seus fundamentos.

Demonstramos os passos descritos no vídeo abaixo:

3. Maior flexibilidade no trabalho
A beleza do uso de equipamentos de marcação eletroquímica é que você não está preso à sua estação de trabalho.

Como contém apenas alguns componentes, toda a configuração é leve e fácil de transportar para qualquer local. Você pode usá-lo onde quer que você tenha acesso a uma fonte de alimentação estável.

Isso inclui oficinas profissionais, garagens e até mesmo seu próprio quintal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×